Ácido Fólico para Previnir Mal em Gestação

Recomendação do CFM (Conselho Federal de Medicina):

O processo de gestação em si está ligado à inúmeras alterações, sejam elas inerentes ao processo de desenvolvimento fetal e considerado esperadas ou, àquelas que fogem dos parâmetros de normalidade levando tanto à mãe quanto ao feto à um grau maior de risco.

Uma gestação tranquila dependerá de inumeros fatores, desde a constituição genética àos cuidados maternos básicos: alimentação, higiene, entre outros.

Dentre todos os cuidados no período pré-gestacional e gestacional, estudos indicam que a manutenção de uma boa dieta é fundamental para o desenvolvimento fetal, portanto, é recomendado que a mulher siga as orientações de um médico especialista quanto a melhor alimentação de acordo com seu caso.

Acido Fólico:

Recentemente, o CFM - Conselho Federal de Medicina -, aprovou a recomendação do uso de uma vitamina denominada ácido fólico, antes da concepção e durante os três primeiros meses de gestação. Esta vitamina pertencente ao complexo B é facilmente encontrada em alguns alimentos, tais como: espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas, entre outros.

A ingestão de alimentos que contenham esta vitamina e até mesmo a suplementação do mesmo (em casos de anemia por exemplo) reduz de forma comprovada, futura má formação fetal no tubo neural em até 75%, de acordo com a Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Isto consequentemente, reduz as chances de o feto apresentar alterações que inviabilizam uma longa vida extra-uterina.

Tubo neural:

É o sistema nervoso primitivo do feto, responsável pela estruturação do cérebro e coluna vertebral.

Estudos realizados à algum tempo, comprovaram que a carência da vitamina no organismo materno acarreta problemas no tubo neural, levando à má formações tanto simples do ponto de vista médico quanto às que podem inviabilizar a vida extra-uterina.

Portanto, é importante que a futura gestante converse com seu médico para que sejam realizados avaliações quanto à necessidade de uma suplementação alimentar, principalmente na ingestão de alimentos ricos em àcido fólico.